INGRESSO E ACESSO NAS CARREIRAS TÉCNICA, ADMINISTRATIVA E AUXILIAR.
ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO DE INGRESSO E ACESSO NAS CARREIRAS TÉCNICA, ADMINISTRATIVA E AUXILIAR.
AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO DE INGRESSO E ACESSO NAS CARREIRAS TÉCNICA, ADMINISTRATIVA E AUXILIAR.
De acordo com o Despacho nº 20/2019 de 19 de Março de Sua Excelência o Ministro das Relações Exteriores, comunica-se ao público interessado, que estão abertas as inscrições para o Concurso de Ingresso e Acesso nas Carreiras Técnica, Administrativa e Auxiliar do Regime Geral da Função Pública, no período de 20 de Março a 17 de Abril de 2019, nos seguintes termos:
1. Preenchimento de 119 vagas disponíveis:
a) Para o Concurso de Ingresso na Carreira Técnica, Administrativa e Auxiliar, o Ministério das Relações Exteriores necessita de 15 técnicos com formação nas seguintes áreas:
- Contabilidade
- Psicologia do Trabalho
- Gestão de Recursos Humanos
- Estatística
- Gestão e Administração
- Informática
b) Para o Concurso de Ingresso nas Carreiras Técnica, Administrativa e Auxiliar do regime geral, determinaram-se as seguintes categorias e 104 vagas respectivamente:
- Técnico de Terceira – 09
- Terceiro Oficial Administrativo – 04
- Auxiliar Administrativo de Segunda – 08
- Operário Qualificado de Primeira – 02 c) Para o Concurso de Acesso nas Carreiras Técnica, Administrativa e Auxiliar do regime geral, determinaram-se as seguintes categorias e respectivas vagas:
- Técnico Superior de Primeira – 20
- Técnico de Primeira – 02
- Técnico de Segunda – 14
- Técnico Médio Principal de Primeira – 04
- Técnico Médio Principal de Segunda – 07
- Técnico Médio Principal de Terceira – 11
- Técnico Médio de Primeira – 09
- Técnico Médio de Segunda – 24
- Auxiliar Administrativo Principal – 02
- Auxiliar Administrativo de Primeira – 08
- Operário Qualificado de Primeira – 03
2. Para o Ingresso nas Carreiras Técnica, Administrativa e Auxiliar, exigem-se os seguintes documentos:
a) Fotocópia do Bilhete de Identidade b) Documento de Habilitações Literárias Homologado pela Delegação Provincial da Educação c) Declaração sobre compromisso de Honra d) Documento Militar e) Atestado Médico f) Registo Criminal
3. Nos termos da alínea b) do nº 1, do artigo 5º do Decreto nº 25/91, de 29 de Junho, os candidatos, salvo legislação que os permita participar do concurso com idade superior, devem possuir idade compreendida entre os 18 e 35 anos.
4. O Júri nomeado pelo despacho acima referido integra os seguintes funcionários:
- Presidente, Embaixador Agostinho dos Santos Van-Dúnem
- Vice-Presidente, Embaixador Edgar Gaspar Martins
- 1º Vogal, Embaixadora Maria Isabel Resende Encoge
- 2º Vogal, Embaixador Mateus de Sá Miranda
- 3º Vogal, Júlio Belarmino Gomes Maiato Assessorado por um grupo técnico composto pelos seguintes funcionários:
- Directora da Direcção América, Esmeralda Mendonça
- Chefe de Departamento, Teresa de Victoria Pereira,
- Chefe de Departamento, Pepino Macosso.
5. O Ingresso ao Concurso é requerido ao Ministro das Relações Exteriores por meio de um requerimento e instruído dos seguintes documentos:
a) Fotocópia do Bilhete de Identidade
b) Documento de Habilitações Literárias Homologado pelo INAAREES
c) Declaração sobre compromisso de honra d) Documento Militar e) Atestado Médico
f) Certificado de Registo Criminal
6. Na fase de ingresso ao concurso é dispensada a entrega dos documentos mencionados nas alíneas d), e) e f), devendo o candidato declarar no requerimento sob compromisso de honra, a situação precisa em que se encontra relativamente a cada um dos requisitos gerais ou especiais, nos termos do nº 1 do Decreto nº 102/11, de 23 de Maio.
7. No acto de entrega do requerimento de ingresso ao concurso é obrigatório exibir o original do bilhete de identidade e do certificado de habilitações literárias.
8. Para os candidatos titulares de certificados de habilitações emitidos por instituições académicas estrangeiras, devem apresentar o certificado de equivalência emitido pela instituição angolana competente.
9. As provas escritas, orais e testes psicotécnicos terão carácter eliminatório. As provas escritas e orais, versarão sobre temas de política internacional, economia política, geografia, história de Angola e universal, língua portuguesa, inglesa e francesa.
10. O processo de candidatura e a publicação das listas dos candidatos seleccionados far-se-á via online através da plataforma digital http://www.ingresso-mirex.co.ao, sem prejuízo da sua publicação no Jornal de Angola e nas vitrinas do Ministério das Relações Exteriores.
11. Os candidatos apurados ao concurso deverão remeter os documentos físicos exigidos no Secretariado da Direcção de Recursos Humanos que funcionará no Instituto Superior de Relações Internacionais “Venâncio de Moura”, sito na Centralidade do Kilamba, até às 15h:00 do dia 17 de Abril de 2019.
12. O concurso é valido por um período de 1 ano a partir da data da publicação da lista de classificação final.
13. Os candidatos aprovados desempenharão funções no Ministério das Relações Exteriores numa das suas unidades orgânicas, conforme o Estatuto Orgânico do Ministério das Relações Exteriores.
14. A recepção dos processos dos candidatos apurados ao concurso será entre os dias 09 e 15 de Maio de 2019.
15. A divulgação definitiva da lista dos candidatos admitidos ao concurso será feita no dia 09 de Maio de 2019.
16. A data das provas escritas, orais e testes psicotécnicos serão publicados na plataforma digital http://www.ingresso-mirex.co.ao, DIRECÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, AOS 19 DE MARÇO DE 2019. A DIRECTORA, ANA PAULA DO NASCIMENTO