Standard Bank Está Recrutar Director de Vendas

Director de Vendas

Detalhes emprego

Test Division Summary

Descrição do trabalho

Responsável por fomentar o planeamento de clientes em todos os sectores na Direccção de Banca Transaccional e de acordo com o modelo de classificação de clientes (A, B, C e D). Apresentar cadeia de valor completa e garantir o cumprimento de todos os objectivos de negócio financeiros e não financeiros.
Responsável pelo cumprimento do orçamento de clientes do TPS. Responsável por desenvolver e apresentar planos estratégicos dos sectores a longo prazo e trabalhar com todas as áreas internas de suporte para garantir a entrega dos objectivos estratégicos definidos a longo prazo.
Principal parceiro de negócios do Director de TPS no país, na fomentação de um plano de vendas totalmente integrado e garantir a eficácia do portfólio, para alcançar as receitas de negócio definidas.
Principal função de liderança e membro da equipa de gestão do TPS, responsável pela entrega e desempenho da equipa de vendas em Angola.
 
 

Responsabilidades

 
Estratégia e Finanças — apresentar resultados em função da estratégia e do orçamento definidos e aprovados, com foco na receita por produto: Cash, Trade e Invester Services.
Apresentar um desempenho financeiro sustentado através de:
• Execução em função dos orçamentos aprovados por clientes. Execução do orçamento acordado.
• Execução de planos para apresentar o ROE (return on equity) acordado através do foco na rentabilidade do cliente.
• Apresentação do rácio de eficiência acordado.
• Obtenção de resultados positivos acordados.
• Foco em factores de sustentabilidade (crescimento de B/S, crescimento de activos, crescimento de passivos).
• Gestão e antecipação de riscos.
• Indicadores não financeiros (Planos de necessidades de tesouraria (Working capital plans).
Responsável por alinhar e definir a estratégica, metas, iniciativas de crescimento e objectivos de negócios para a área de vendas , em linha com os objectivos de vendas mais abrangentes.
Direccionar e aplicar foco em torno de Multinacionais envolvendo compromissos estratégicos com uma abordagem direccionada para o planeamento estratégico global, alinhando os objectivos estrategicos globais com equipas localizadas em outras geográficas — quando aplicável.
Colaborar com o director de TPS na articulação e implementação de um modelo operacional de negócios e na implementação da arquitectura de negócios acordada e alinhada com a estratégia de TPS. Garantir mandatos claros com tomada de decisões e de responsabilização.
Criar foco estratégico em torno do crescimento de quota de mercado e escalabilidade do negócio.
Garantir a compreensão da dinâmica dos produtos de comércio internacional, gestão financeira e custódia (Trade, Cash e Invester Services) com vista a avaliar as tendências de mercado, identificar novas oportunidades de negócio ou ameaças competitivas no país. Elaborar estratégias para capturar as oportunidades e aumentar as receitas e garantir que as equipas de vendas obtenham receitas em todos os sectores.
Cliente: Colaborar proactivamente com os nossos clientes para entender as suas necessidades e apresentar respostas com soluções integradas. Gerir os seus próprios resultados e da equipa para este fim.
Demonstrar e garantir uma compreensão profunda do negócio dos clientes, liderando a equipa e a si próprio para:
— Envolver os clientes de forma proactiva através da adopção das frameworks em vigor;
— Analisar e capturar as suas necessidades através da utilização do mapa de working capital, que reflecte as suas necessidades de tesouraria;
— Incorporar a análise e resultados no planeamento de clientes e utilizar a abordagem da cadeia de valor do cliente para alcançar resultados para o Banco .
Proporcionar uma experiência, consistente e um serviço de excelência ao clientes através da participação de fóruns com outros membros da equipa de TPS, oferecendo:
– Profundo conhecimento dos negócios, sector e cadeia de valor do cliente, a fim de aconselhar e fornecer soluções específicas que vão ao encontro das suas necessidades bancárias.
– Tornar-se um parceiro de confiança para os clientes, com base numa relação sustentável e mutuamente benéfica.
– Colaborar com os outros membros para se concentrar nas soluções certas para o cliente.
– Conceder atenção apropriada (planeamento e execução) e criar parcerias com outras áreas (ferramentas e experiência) para dar resposta às necessidades específicas dos nossos clientes.
– Representar de forma eficaz e competente a equipa da banca transaccional nos fóruns comerciais ( exemplo: Client Coverage Client Service Team’s (CST’s)
– Quando necessário, colaborar com a equipa de TPS Internacional de forma a para contribuir para um mandato global de clientes de uma perspectiva local.
Como parte da implementação do TBCT, quantificar e fornecer informações ao país e à administração do grupo, analisando o impacto e as consequências económicas das tendências de mercado, alterando os requisitos do cliente e as ofertas do concorrente para o duplo propósito de gestão do desempenho e desenvolvimento de estratégia. Implementar acções conforme necessário e de acordo com a classificação por cliente.
Apresentar mapas de necessidades de tesouraria (Working Capital maps) para a base de clientes que representam 80% da meta de receita do portfólio reflectindo as suas necessidades e com foco em oportunidades alinhadas com a estratégia de TPS.
Alinhar recursos com base no pragmatismo comercial, garantindo que os recursos sejam utilizados efectivamente para cumprir os objectivos de negócios.
Identificar e desenvolver um portfólio de clientes em evolução cujos principais responsáveis pela tomada de decisões estejam sediados no país indicado.
Maximizar o potencial de receita do portfólio identificado e garantir que continua a crescer, identificando novos nomes e oportunidades e de acordo com o modelo operacional de vendas.
Fomentar uma experiência de cliente integrada de colaborando com as diversas áreas no âmbito da estratégia Universal Banking, desenvolvendo uma proposta de valor integrada a nível do banco que traria valor adicional aos clientes identificados
Executar a estratégia de TPS envolvendo a equipa internacional e executando a mesma de acordo com os Planos de Clientes (client plan’s)
Optimizar a experiência do cliente , adoptando frameworks de planeamento e execução e obter:
— O rating definido do CSI
— Resultados incorporados da iniciativa Voice of Client (VOC) para o planeamento e interacções de clientes para se conseguir a retenção de clientes e com vista ao cumprimento metas de crescimento previstas para aumento do negócio (Share of Wallet – SOW).
Nota: o acima indicado aplica-se ao director de vendas, na sua qualidade de director da função e na gestão do seu próprio portfólio.
Risco — Reforçar a cultura de fazer negócios da maneira certa através de um empenho proactivo e de uma avaliação de riscos contínua
Garantir que uma estrutura de governança eficaz está em vigor e é respeitada no país
Colaborar com o director nacional de TPS para garantir que os empréstimos não executados sejam geridos dentro dos parâmetros acordados
Responsável por garantir elevados padrões de conformidade, sem falhas em auditorias e notificação prévia de riscos
Responsável pelo risco de crédito em portfólios de clientes e obrigado a escrever títulos de crédito de grandes clientes e a apresentar às comissões de crédito, acompanhamento e escalonamento de alerta antecipado de créditos
O director de vendas é responsável por garantir que compreendam e gerem completamente os requisitos de risco e que gerem a sua equipa para garantir o mesmo, conforme relacionado com o que segue:
– Conhecimento e compreensão sólidos de todos os riscos de crédito, auditoria, regulamentações, conformidade, aspectos legais.
– Assumir a propriedade e gerir o risco de crédito no país durante todo o seu ciclo de vida.
– Compreender, documentar e acompanhar para resolver todas as exposições a riscos identificadas.
Operações comerciais: Incidir atenção e recursos em iniciativas que fundamentarão as noções básicas
Colaborar com os respectivos directores funcionais no país, ao fornecer conhecimentos de clientes conforme necessário para implementações de assinatura
Apoiar e colaborar com os directores funcionais nas vendas cruzadas generalizadas no país.
Fomentar a implementação de novos produtos e objectivos através de programas de vendas que estejam alinhados com os objectivos estratégicos do negócio.
Demonstrar prudência financeira robusta através de:
• Afectação eficiente do orçamento de custos directos.
• Identificação de iniciativas de melhoria de produtividade no país (por exemplo, custos de centro de caixa)
• Acordo de metas para essas iniciativas com as principais partes interessadas e cumpri-las.
• Garantir que o formato de investimento está de acordo com as aspirações de negócios no país
• Implementar as iniciativas de investimento no país (quando relevante); ao organizar os recursos ao nível da empresa.
Nota: o acima indicado aplica-se ao director de vendas, na sua qualidade de director da função e na gestão do seu próprio portfólio.
Pessoas e cultura: Priorizar o foco no desenvolvimento das nossas equipas e integrar a cultura de TPS
Colaborar com o director, TPS na articulação e implementação de um modelo operacional de negócios liderado pelo cliente e implementação da arquitectura de negócios acordada alinhada com a estratégia de TPS.
Garantir mandatos claros com tomada de decisões e responsabilização correspondentes.
Demonstrar e modelar a participação efectiva nos TBCT e impulsionar a mudança na equipa.
Colaborar com o director, TPS e parceiro de negócios de Capital Humano na entrega de valor da cadeia de Capital Humano completa:
• Participar e fornecer informações para o desenvolvimento de programas de aprendizagem e desenvolvimento e assegurar que estes são executados;
• Fomentar a identificação de talentos, investir no seu desenvolvimento e utilizar estruturas de recompensa e reconhecimento para lidar com eventuais ameaças à retenção dos talentos;
• Assegurar que o processo de avaliação de desempenho é seguido e que o processo de recompensa esteja associado aos resultados do negócio;
• Cumprir o plano de aprendizagem e desenvolvimento para garantir uma equipa qualificada, competente, que demonstre um desempenho de qualidade e empenhada;
• Com o apoio do Capital Humano assegurar o recrutamento e contratação para a equipa de vendas.
Liderar pelo exemplo, demonstrando os valores e os comportamentos desejados pelo banco e ainda promover a diversidade e a transformação.
Elevar o perfil da equipa de TPS garantindo uma participação adequada em reuniões como CMF, lista de observação, NPL, etc.
Elevar o perfil do banco externamente, participando em fóruns externos relevantes, onde aplicável.
Utilizar os valores que nos guiam em termos sociais e éticos, potenciados pelo pragmatismo comercial, no processo de tomada de decisões.
Patrocinar uma cultura de conformidade em tudo o que fazemos.
 
 

Qualificações e experiência relevantes

 
Honours Degree
Finance and Accounting
Business Commerce
Masters Degree
Business Commerce
Banca de Investimentos e Grandes Empresas (CIB)
Banca de Grandes Empresas
+10 anos

  • Ampla experiência no trabalho com comércio, gestão de numerário e produtos disponíveis globalmente, exigindo uma profunda compreensão das suas implicações e possíveis melhorias.
  • Experiência de liderança. Experiência na gestão de uma equipa de vendas e na comunicação com todos os níveis de partes interessadas, internas e externas à organização
  • Experiência com clientes relevantes na região de África. Experiência idealmente ganha a trabalhar em várias localizações geográficas numa organização mundial.
  • Ampla experiência em vendas bancárias no mercado local, exigindo uma profunda compreensão dos clientes e da concorrência.

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE:

 

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.