Coordenador de Auditoria Interna

Coordenador de Auditoria Interna

Av. Talatona, Luanda, Angola
Full-time
Business Segment: Group Functions

Company Description

Standard Bank Group is a leading Africa-focused financial services group, and an innovative player on the global stage, that offers a variety of career-enhancing opportunities – plus the chance to work alongside some of the sector’s most talented, motivated professionals. Our clients range from individuals, to businesses of all sizes, high net worth families and large multinational corporates and institutions. We’re passionate about creating growth in Africa. Bringing true, meaningful value to our clients and the communities we serve and creating a real sense of purpose for you.
Job Description

Em colaboração com os Gestores de Auditoria Interna, rever e avaliar as áreas de risco elevado do Banco de forma a atestar ao Group Internal Audit, Administradores e Accionistas que existem práticas de governação adequadas e que os controlos internos mitigam os riscos. Dar suporte ao cumprimento da missão do Group Internal Audit que pretende dar assurance objective e independente, bem como funcionar como função de advisory de modo a adicionar valor e melhorar os controlos do Grupo Standard Bank. Apoiar o Group Internal Audit no cumprimento do dos seus objectivos, trazendo uma metodologia disciplinada e sistemática no âmbito da avaliação e melhoria da efectividade dos processos de gestão de risco, controlo e governação.

Principais responsabilidades

Compreender a estratégia do GIA e a sua ligação com a estratégia de grupo. Compreender e observar os padrões e metodologia do GIA conforme definido e suportado pelas ferramentas de auditoria. Executar planos operacionais alocados de acordo com a estratégia do GIA. Criar e gerir a componente do plano global do projecto. Cumprir o orçamento definido e os prazos do projecto. Fornecer actualizações / relatórios semanais formais de status dos trabalhos em curso. Contribuir para a definição e entrega de EPM da equipa e KPIs que suportam o cumprimento das metas de desempenho anual do GIA. Fornecer contribuições para todos os relatórios dos comités sempre que necessário.

Competências técnicas

Concluir trabalho de campo e redigir draft do relatório dentro dos prazos estipulados para cada auditoria. Assegurar que as auditorias não execedem os prazos trimestrais. Assegurar que o relatório final é emitido até 10 dias após a versão draft. Garantir que todas as auditorias do Plano são concluídas até 30 de Novembro de cada ano.

Eficiência e efectividade
Levantar findings relacionados com os temas estratégicos para o Banco e riscos emergentes não conhecidos pelas áreas auditadas. Redigir os findings de forma estruturada e concisa, com identificação das root causes. Elaborar o planeamento e testes a realizar entre a data de envio da carta de notificação e a data de início formal da auditoria. Desenvolver métodos e abordagens inovadoras para a realização de auditorias recorrentes, incluindo data analytics (por auditoria).

Assegurar que todos os WP’s previstos nos AP estão revistos (sendo para o efeito criadas review notes para os elementos mais juniores) garantindo que as respectivas conclusões estão suportadas em spreadsheets e/ou exhibits – todas as spreadsheets devem ter uma sheet de resumo com Objectivo, Trabalho efectuado (descrevendo a metodologia de selecção de amostra/data analytics) e Conclusão. Rever e validar os timesheets. Obter nota positiva na Quality Review das bases de dados (GIANT) Relações de impacto positivo com os Stakeholders.

Realizar reuniões mínimas mensais para fazer o ponto de situação de findings em aberto (issue tracking) e discutir outros temas com impacto na actividade das áreas. Responder aos auditados em tempo útil sempre que recebermos evidências. Obter inputs do Compliance, Risco e Controlo interno para cada auditoria, assegurando o seu envolvimento nas reuniões de kick off, planeamento e discussão dos resultados da auditoria promovendo o Combined Assurance.

Validar as acções definidas pelo auditado garantindo que permitem a mitigação da root cause dos riscos identificados nas constatações de auditoria, com a clara definição do responsável e o claro entendimento e sign off do auditado, garantindo que os prazos definidos são execuíveis e de modo a prevenir repeated findings.

Reunir regularmente com os auditados (semanal/quinzenalmente) para apresentar as conclusões preliminares das auditorias em curso. Formalizar os resultados das reuniões mantidas e obter o sign off relativamente aos temas discutidos. Desenvolvimento humano e cultura organizacional. Conhecer as Práticas Profissionais Internacionais de Auditoria Interna e aplicá-las para melhorar a metodologia de auditoria e como um padrão de qualidade para os relatórios de auditoria assegurando melhoria contínua da função de auditoria. Participar em Cross border audits com feedback positivo do país visitado

Assegurar investimento pessoal no desenvolvimento de competências e aquisição de conhecimentos. Efectuar o 5 minute feedback após cada auditoria (formalmente documentado de acordo com os objectivos definidos). Fazer o acompanhamento e suporte aos elementos mais juniores na realização das auditorias, assegurando a passagem de conhecimento. Fazer a revisão do trabalho de forma regular e atempada (com evidência de review notes na base de dados) e exigindo aos elementos mais juniores a resposta aos review notes ainda durante a fase do fieldwork, de forma a que estes possam evoluir com os seus erros.

Competências comportamentais

Abraçar a mudança – Esta competência, no contexto das organizações, está preocupada com a medida em que as pessoas aceitam desafios e mudanças, bem como a medida em que os indivíduos lidam com a incerteza. Aceitar mudanças e lidar com a incerteza pode melhorar a capacidade de adaptação efectiva às circunstâncias em mudança, que é uma capacidade de crescente importância em ambientes de negócios cada vez mais dinâmicos.

Produzir resultados – Manter o elevado padrão de qualidade “Observar Padrões” dentro da organização é importante para garantir que os produtos e serviços de alta qualidade sejam fornecidos, bem como garantir que a confiança seja criada e mantida. Os colaboradores precisam de se concentrar no desenvolvimento de comportamentos adequados e discretos e honrar seus compromissos para serem efectivos na evidenciação desta competência.

Compostura – Esta competência é sobre a capacidade dum indivíduo permanecer calmo sob pressão e manter o equilíbrio antes e durante eventos importantes. Como tal, a competência abordada neste documento está preocupada com a medida em que os colaboradores mostram comportamentos que levam ao tratamento eficaz de situações pressurizadas

Trabalhar em equipa -Esta competência é trabalhar bem em equipa. Para desenvolver essa competência, os indivíduos são encorajados a reconhecer os pontos de vista e as contribuições dos outros membros da equipa e a envolver todos na tomada de decisões

Tomada de decisão – Esta competência é sobre o ritmo em que os indivíduos estão preparados para tomar decisões, bem como sua vontade de assumir a responsabilidade pelas decisões que tomam. Também aborda o nível de confiança que os indivíduos têm sobre os seus pontos de vista e opiniões

Executar – Esta competência é sobre a tomada de acção para alcançar os objectivos da organização. Trata-se de ser enérgico, mostrando iniciativa e sendo orientado a acção para o resultado

Influenciar Pessoas –    Esta competência consiste em expressar ideias e preocupações, fazer apresentações, explicar as coisas aos outros e demonstrar confiança na interacção com outras pessoas, tanto estranhos como conhecidos.

Qualifications

Licenciatura em Gestão/ Economia/ Finanças/ Contabilidade/Auditoria

Additional Information
3-4 anos de experiência de trabalho em Auditoria Interna

CLICA AQUI PARA SE CANDIDATAR 

SE INSCREVA no Canal Emprego Em Angola para Receber Dicas de Emprego no Youtube CLIQUE AQUI

 

Comentários fechados.